Atenção: precauções ao fazer comprinhas online

Quem ama fazer comprinhas pela internet, tem que ler este post de hoje! Afinal, é preciso se atentar a certos cuidados que devem ser tomados na hora de comprar online 🙂

Primeiro, não escolha aleatoriamente qualquer site da internet e já vá comprando… Peça indicações de algumas pessoas, que preferencialmente já tenham feito alguma compra no determinado site e considere o que ela achou da compra no geral!

Caso contrário, é preciso que verifique no próprio site se contém selos como “Internet Segura” e “Site Seguro”. Estas informações indicam que a loja toma medidas de seguranças para lidar com suas informações. Na hora de fechar uma transação, você também deve observar se o navegador de internet exibe o ícone de um cadeado na parte inferior ou na barra de endereços, dependendo do programa. Este símbolo indica o uso de um certificado digital SSL (Secure Socket Layer), importante recurso de segurança.

Outro passo importante, é buscar informações sobre o site, verificando se há reclamações no cadastro do Procon de seu Estado ou Município (para os de Brasília: http://www.procon.df.gov.br/. Não se esqueça, de verificar qual o endereço físico do fornecedor/empresa (exigido pelo Decreto Federal nº 7962/13 ) e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas e como realizar procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega, etc.

Antes de ter certeza se vai mesmo realizar a compra, não forneça dados pessoais sem que seja para finalizá-la! E após tomado esses cuidados, e realizada a compra, guarde todos os dados da mesma (nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, numero de protocolo da compra ou do pedido), e em meio eletrônico ou impresso a confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e em que condições se deram. Observação importante: EXIJA NOTA FISCAL!

Após realizados esses passos, podem surgir eventuais arrependimentos da compra realizada… Não se preocupe! Você como consumidor, tem garantido por lei o direito de no prazo de 7 dias (corridos), após o recebimento do produto ou da assinatura de contrato, desistir da mercadoria, desde que a solicitação seja devidamente formalizada. Agora, atenção: mesmo no caso de o produto já ter sido entregue, a devolução não pode ser impedida sob o argumento de que esta não é feita depois que a embalagem do item é aberta! Exija que seus direitos sejam respeitados…

Leu esse post tarde demais? Você ainda pode tomar algumas providências: tente resolver o incidente administrativamente, ou seja, ligue (através do SAC) e peça para solucionarem seu problema. Se mesmo assim ele persistir, procure o PROCON e faça uma reclamação. Mesmo depois de tudo isso não resolver, a última alternativa é recorrer ao Judiciário.

comprar-internet

Pronto! Agora, não tem desculpa de que não faz compra online porque tem medo.. é só seguir as dicas, e aguardar sua aquisição 😀

Até mais!

Anúncios

Um comentário sobre “Atenção: precauções ao fazer comprinhas online

  1. Pingback: Black Friday – By Brasil | Estatuto da Moda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s