Ordem dos advogados do Brasil (OAB)

O post de hoje é mais voltado para aqueles que tem um interesse particular em saber mais sobre o mundo jurídico, do Direito. E um dos mais temerosos e comentados assuntos quando se fala no curso, sem dúvida, é o Exame da Ordem (prova da OAB).

Como muitos sabem, após ou na reta final do curso de Direito, para que o graduado exerça de fato a sua profissão, seja como advogado ou não (já que a maioria das carreiras exigem a carteira da OAB), é preciso que o estudante passe no bendito Exame da Ordem!

Trata-se da avaliação a que se submetem, por força de lei, os bacharéis em Direito, onde demonstram que possuem a capacitação, os conhecimentos e as práticas necessárias ao exercício da advocacia. A OAB é responsável pela aplicação do Exame, e ainda é a entidade máxima de representação dos advogados brasileiros.

Mas, acredito eu que, a importância desta avaliação independe da área que quer seguir, sendo obrigatória ou não possuir a carteirinha da OAB… Se propor este desafio ao final do curso, faz com que você se auto avalie, se está apto a deixar de ser um mero estudante, para passar a ser um verdadeiro atuante na Justiça. Dai vem a importância de se fazer o exame e se dedicar muito para ser aprovado!

A prova é conhecida por ser bastante rigorosa, mas nada que uma dedicação de verdade não resolva. Converso com pessoas que já possuem a OAB, e todas falam que não é esse “bicho de sete cabeças” que parece. Realmente a fama do exame não é exagerada, afinal, apenas 12 mil de um total de 100 mil candidatos foram aprovados na última prova de 2013, mas acredito que uma série de circunstâncias influenciam na hora, como nervosismo, falta de dedicação, imaturidade, falta de prática, etc.

O Exame de Ordem é dividido em duas fases, ambas de caráter apenas eliminatório:

1ª fase – Prova Objetiva: atualmente composta por 80 questões de múltipla escolha, com 4 opções cada, versando sobre as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito fixadas pelo MEC (Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal, Processo Penal, Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Comercial, Direito Tributário, Direito Constitucional, Direito Administrativo etc), incluindo Código de Defesa do Consumidor (CDC), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Direito Ambiental, Direitos Humanos e Direito Internacional, além de questões sobre Estatuto da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina.
(Não se assustem! Sim, são bastante matérias).

Nessa etapa, serão aprovados todos os candidatos que atingirem 50% de acertos de questões válidas. Ah, é sem consulta!

2ª fase – Prova Prático-Profissional: Tem valor de 10 pontos, só é aplicada aos candidatos aprovados na 1ª fase, e é composta de 2 partes distintas compreendendo a área de opção do candidato, escolhida no ato da inscrição dentre as seguintes opções: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário (acompanhadas de seus correspondentes direitos processuais).

– 1ª Parte: redação de peça profissional privativa de advogado (petição ou parecer), valendo 5 pontos;

– 2ª Parte: 5 (cinco) questões práticas, sob a forma de situações-problema, valendo 1 ponto cada.

É permitida a consulta apenas à legislação seca, sem qualquer anotação ou comentário, referente à área de opção do examinado. Para aprovação na 2ª etapa, é necessário conseguir nota igual ou superior a 6 pontos dentre os 10 distribuídos.

oab2

Bom pessoal, acredito que consegui tirar a maioria das dúvidas quanto à OAB.. Não deixem de assinar o informativo para ficarem por dentro das novidades, no próprio site: (http://www.oab.org.br/).

Até mais :*

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s